As organizações nas últimas décadas têm se preparado para enfrentar os desafios de competitividade com auxílio de amplo ferramental que compreende diversas soluções, dentre as quais, a revisão de suas estruturas financeiras e administrativas, busca de recursos tecnológicos mais eficazes, otimização de custos, ações de marketing, projetos de qualidade total, além de desenvolvimento de seu pessoal e de suas lideranças. Tem se investido muito em captação de talentos e em programas de treinamento e desenvolvimento, com o objetivo de melhorar as habilidades técnicas de seus colaboradores, o clima de trabalho, a comunicação, o compartilhamento de missão e visão e valores da organização, na expectativa de uma sensível melhoria da produtividade, dos resultados e da saúde organizacional.
O coaching individual passou, já há algum tempo, a ser utilizado como um recurso eficaz para o desenvolvimento de competências comportamentais necessárias para o trabalho nas empresas, mas em geral se restringe, até mesmo por uma questão de custo, às lideranças de médio e alto escalão.
Temos assim, hoje em dia, uma profusão de recursos educacionais e métodos de desenvolvimento profissional sendo oferecidos às organizações.
O desafio da formação de equipes de alto desempenho
As empresas se defrontam frequentemente, entretanto, com questões que ultrapassam o nível de desempenho individual e afetam as equipes como um todo. Muitas vezes uma equipe com alto potencial e bastante treinada não consegue apresentar o nível desejado de desempenho e produtividade e trabalha em um clima de stress excessivo decorrente de muita competitividade interna, objetivos não compartilhados ou conflitantes, agendas ocultas, falta de colaboração e sinergia e até mesmo certa sabotagem inconsciente. Apesar de a empresa estar bem estruturada com produtos competitivos e o mercado ser promissor, o resultado dessa equipe não é satisfatório e o desempenho é deficiente. As soluções clássicas de treinamento podem ter sido aplicadas com pouco sucesso. Apesar de isoladamente as pessoas serem qualificadas, o desempenho conjunto não é bom e as metas não são atingidas. Os clientes internos e externos podem demonstrar níveis de insatisfação crescentes e as lideranças se sentirem ameaçadas.
Pensando nesse cenário, desenvolvemos um produto que possibilita lidar de forma focada e eficaz com essas questões. Trata-se de um projeto de desenvolvimento de equipes que chamamos de T-Evolution.
O que é T-Evolution e o que se pode esperar após sua aplicação?
O T- Evolution é uma metodologia de desenvolvimento organizacional que emprega diversas ferramentas entre as quais assessment, workshop, atividades em grupos de trabalho e coaching de equipe.
Após a conclusão do processo, podemos esperar os seguintes resultados:
- Melhoria do relacionamento, comunicação e sinergia entre os membros do time,
- Redução significativa de conflitos desnecessários e manejo adequado quando surgirem,
- Diálogos que gerem soluções ou saídas criativas,
- Contribuições de melhor qualidade,
- Maior abertura, liberdade interna e menos stress,
- Utilização mais eficaz do tempo e dos recursos disponíveis,
- E em consequência times motivados e com alto desempenho.
O processo está fundamentado em uma metodologia que compreende seis fases, desenvolvidas em um período de nove meses, em média, como apresentado na figura abaixo:
O que ocorre em cada fase?
Descrevemos a seguir as seis fases que compõem o trabalho.
Fase 1 - Comunicação sobre a iniciativa
Compreende uma reunião inicial com consultores e a equipe, para exposição da metodologia e objetivos do trabalho.
Fase 2 – Diagnóstico
Para a realização do diagnóstico preliminar utiliza-se um questionário de percepções que é aplicado a todos os membros da equipe-alvo do trabalho.
Dependendo do contexto a ser trabalhado, também se utilizam entrevistas individuais por amostragem, que poderão incluir pessoas do público interno e externo da empresa, dependendo do caso.
Fase 3 – Workshop & Reuniões de Trabalho
Esta fase é composta por um workshop e três reuniões de trabalho. O workshop tem por objetivo propiciar a construção de uma aliança com a equipe, voltada para seu desenvolvimento. Neste momento são identificados os problemas enfrentados pela equipe, com o objetivo de formar grupos de trabalho para pensar soluções e definir planos de ação.
Após o workshop, os grupos de trabalho formados terão a tarefa de analisar a causa-raiz dos problemas e propor soluções para eles.
Na primeira reunião de trabalho cada grupo apresenta a análise do problema e soluções propostas. Após validadas as soluções, cada grupo de trabalho deixa a reunião com a tarefa de estabelecer um plano de ação com as principais medidas a serem implementadas.
Na segunda reunião de trabalho, ocorre a apresentação e aprovação dos Planos de Ação pela equipe completa, definição de um responsável por cada plano de ação para follow-up posterior e um Líder do Projeto de T-Evolution. Com isso, a equipe estará apta para preparar uma apresentação final de validação com a Diretoria, que acontecerá na terceira reunião de trabalho.
Fase 4 – Sustentação
Nesta fase trabalha-se com a metodologia de coaching de equipe. São realizadas três sessões de duas horas e meia cada, uma por mês, para dar continuidade ao processo de mudança que foi iniciado na fase 3.
Fase 5 – Avaliação do impacto
Após realizadas as sessões de coaching de sustentação, o mesmo questionário do início do projeto é aplicado novamente e os resultados obtidos (antes x depois) serão comparados.
Fase 6 – Relatório do impacto e recomendações
Esta fase prevê a elaboração do relatório de resultados obtidos com o programa, além de recomendações futuras.
Essas informações serão apresentadas durante um workshop com a equipe completa e presença da Diretoria.
Diferenciais da T-Evolution
Esta metodologia apresenta a grande vantagem de estar focada em resultados concretos a atingir e permite que o grupo amadureça, consiga aprender a superar obstáculos e encontrar soluções adequadas, a partir de seus próprios recursos internos, o que garante que as soluções definidas não terão sido impostas ou modeladas por uma consultoria externa e “alienígena”, que muitas vezes acaba por desprezar os valores e cultura do grupo e da organização.
É importante ressaltar que a eficácia do trabalho dependerá em grande parte do empenho, comprometimento e do nível de amadurecimento das pessoas envolvidas e da organização.
De qualquer forma é uma atividade extremamente envolvente e os resultados finais compensam o investimento de tempo e recursos.
M’Ganizares e LCL Gestão de Pessoas, na pessoa de seus diretores, juntaram seus esforços e desenharam a metodologia apresentada neste artigo. Ambos têm grande experiência em treinamento e coaching em organizações de quase todos os segmentos e vivência como gestores de equipes.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone +55-11-94154-5654 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Sobre os autores
Luiz Carlos Rodrigues de Lima
Graduado em Psicologia pela USP com pós-graduação em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui formação em coaching pela ICI (International Coaching Institute) e especialização em neurocoaching. Foi executivo de Recursos Humanos e de Treinamento em diversas organizações dos segmentos financeiro, industrial, do comércio e na Fiesp. Atua em consultoria, coaching e desenvolvimento de lideranças para clientes pessoa física e jurídica. Desenvolve trabalho clínico como psicoterapeuta.
Meiling Canizares
Graduada em Psicologia pela USP e pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP, possui formação como coach pela ICA (International Coach Academy) e certificação ACC (Associate Certified Coach) pela ICF - International Coach Federation. Desenvolveu sua carreira em empresas de diversos segmentos como TI, indústria química, empresas de seguros e comércio, tendo ocupado posições de gestão e diretoria de RH. Possui profundos conhecimentos em desenvolvimento de lideranças e formação de equipes por meio de coaching, mentoring e treinamento. Autora do e-book Liderança de Sucesso e co-autora do livro Coaching & Análise de Perfil.