Terça, 12 Dezembro 2017 17:22

T-Evolution: formação de equipes de alta performance

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T-Evolution, abordagem desenvolvida em conjunto pela M'Canizares e LCL Gestão de Pessoas, com o objetivo de apoiar as empresas no desafio de formar equipes de alta performance.

As organizações nas últimas décadas têm se preparado para enfrentar os desafios de competitividade com auxílio de amplo ferramental que compreende diversas soluções, dentre as quais, a revisão de suas estruturas financeiras e administrativas, busca de recursos tecnológicos mais eficazes, otimização de custos, ações de marketing, projetos de qualidade total, além de desenvolvimento de seu pessoal e de suas lideranças.  Tem se investido muito em captação de talentos e em programas de treinamento e desenvolvimento, com o objetivo de melhorar as habilidades técnicas de seus colaboradores, o clima de trabalho, a comunicação, o compartilhamento de missão e visão e valores da organização, na expectativa de uma sensível melhoria da produtividade, dos resultados e da saúde organizacional.

O coaching individual passou, já há algum tempo, a ser utilizado como um recurso eficaz para o desenvolvimento de competências comportamentais necessárias para o trabalho nas empresas, mas em geral se restringe, até mesmo por uma questão de custo, às lideranças de médio e alto escalão.

Temos assim, hoje em dia, uma profusão de recursos educacionais e métodos de desenvolvimento profissional sendo oferecidos às organizações.

O desafio da formação de equipes de alto desempenho

As empresas se defrontam frequentemente, entretanto, com questões que ultrapassam o nível de desempenho individual e afetam as equipes como um todo. Muitas vezes uma equipe com alto potencial e bastante treinada não consegue apresentar o nível desejado de desempenho e produtividade e trabalha em um clima de stress excessivo decorrente de muita competitividade interna, objetivos não compartilhados ou conflitantes, agendas ocultas, falta de colaboração e sinergia e até mesmo certa sabotagem inconsciente.  Apesar de a empresa estar bem estruturada com produtos competitivos e o mercado ser promissor, o resultado dessa equipe não é satisfatório e o desempenho é deficiente. As soluções clássicas de treinamento podem ter sido aplicadas com pouco sucesso. Apesar de isoladamente as pessoas serem qualificadas, o desempenho conjunto não é bom e as metas não são atingidas. Os clientes internos e externos podem demonstrar níveis de insatisfação crescentes e as  lideranças se sentirem ameaçadas.

Pensando nesse cenário, desenvolvemos um produto que possibilita lidar de forma focada e eficaz com essas questões. Trata-se de um projeto de desenvolvimento de equipes que chamamos de T-Evolution.

O que é T-Evolution e o que se pode esperar após sua aplicação?

O T- Evolution é uma metodologia de desenvolvimento organizacional que emprega diversas ferramentas entre as quais assessment, workshop, atividades em  grupos de trabalho e coaching de equipe.

Após a conclusão do processo, podemos esperar os seguintes resultados:

  • Melhoria do relacionamento, comunicação e sinergia entre os membros do time,
  • Redução significativa de conflitos desnecessários e manejo adequado quando surgirem,
  • Diálogos que gerem soluções ou saídas criativas,
  • Contribuições de melhor qualidade,
  • Maior abertura, liberdade interna e menos stress,
  • Utilização mais eficaz do tempo e dos recursos disponíveis,
  • E em consequência times motivados e com alto desempenho.

 O processo está fundamentado em uma metodologia que compreende seis fases, desenvolvidas em um período de nove meses, em média, como apresentado na figura abaixo: 

 

O que ocorre em cada fase?

Descrevemos a seguir as seis fases que compõem o trabalho.

Fase 1 - Comunicação sobre a iniciativa

Compreende uma reunião inicial com consultores e a equipe, para exposição da metodologia e objetivos do trabalho.

Fase 2 – Diagnóstico

Para a realização do diagnóstico preliminar utiliza-se um questionário de percepções que é aplicado a todos os membros da equipe-alvo do trabalho.

Dependendo do contexto a ser trabalhado, também se utilizam entrevistas individuais por amostragem, que poderão incluir pessoas do público interno  e externo da empresa, dependendo do caso.

Fase 3 – Workshop & Reuniões de Trabalho

Esta fase é composta por um workshop e três reuniões de trabalho. O workshop tem por objetivo propiciar a construção de uma aliança com a equipe, voltada para seu desenvolvimento. Neste momento são identificados os problemas enfrentados pela equipe, com o objetivo de formar grupos de trabalho para pensar soluções e definir planos de ação.

Após o workshop, os grupos de trabalho formados terão a tarefa de analisar a causa-raiz dos problemas e propor soluções para eles.

Na primeira reunião de trabalho cada grupo apresenta a análise do problema e soluções propostas. Após validadas as soluções, cada grupo de trabalho deixa a reunião com a tarefa de estabelecer um plano de ação com as principais medidas a serem implementadas.

Na segunda reunião de trabalho, ocorre a apresentação e aprovação dos Planos de Ação pela equipe completa, definição de um responsável por cada plano de ação para follow-up posterior e um Líder do Projeto de T-Evolution. Com isso, a equipe estará apta para preparar uma apresentação final de validação com a Diretoria, que acontecerá na terceira reunião de trabalho.

Fase 4 – Sustentação

Nesta fase   trabalha-se com a metodologia de coaching de equipe. São realizadas três sessões de duas horas e meia cada, uma por mês, para dar continuidade ao processo de mudança que foi iniciado na fase 3.

Fase 5 – Avaliação do impacto

Após realizadas as sessões de coaching de sustentação, o mesmo questionário do início do projeto é aplicado novamente e os resultados obtidos (antes x depois) serão comparados.

Fase 6 – Relatório do impacto e recomendações

Esta fase prevê a elaboração do relatório de resultados obtidos com o programa, além de recomendações futuras.

Essas informações serão apresentadas durante um workshop com a equipe completa e presença da Diretoria.

Diferenciais da T-Evolution

Esta metodologia apresenta a grande vantagem de estar focada em resultados concretos a atingir e permite que o grupo amadureça, consiga aprender a superar obstáculos e encontrar soluções adequadas, a partir de seus próprios recursos internos, o que garante que  as soluções definidas não terão sido impostas ou modeladas por uma consultoria externa e “alienígena”, que muitas vezes acaba por desprezar  os valores e cultura do grupo e da organização.

É importante ressaltar que a eficácia do trabalho dependerá em grande parte do empenho, comprometimento e do nível de amadurecimento das pessoas envolvidas e da organização.

De qualquer forma é uma atividade extremamente envolvente e os resultados finais compensam o investimento de tempo e recursos.

M’Ganizares e LCL Gestão de Pessoas, na pessoa de seus diretores, juntaram seus esforços e desenharam   a metodologia apresentada neste artigo. Ambos têm grande experiência em treinamento e coaching em organizações de quase todos os segmentos e vivência como gestores de equipes.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone +55-11-94154-5654 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sobre os autores

Luiz Carlos Rodrigues de Lima

Graduado em Psicologia pela USP com pós-graduação em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui formação em coaching pela ICI (International Coaching Institute) e especialização em neurocoaching. Foi executivo de Recursos Humanos e de Treinamento em diversas organizações dos segmentos financeiro, industrial, do comércio e na Fiesp. Atua em consultoria, coaching e desenvolvimento de lideranças para clientes pessoa física e jurídica.  Desenvolve trabalho clínico como psicoterapeuta.

Meiling Canizares

Graduada em Psicologia pela USP e pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP, possui formação como coach pela ICA (International Coach Academy) e certificação ACC (Associate Certified Coach) pela ICF - International Coach Federation. Desenvolveu sua carreira em empresas de diversos segmentos como TI, indústria química, empresas de seguros e comércio, tendo ocupado posições de gestão e diretoria de RH. Possui profundos conhecimentos em desenvolvimento de lideranças e formação de equipes por meio de coaching, mentoring e treinamento. Autora do e-book Liderança de Sucesso e co-autora do livro Coaching & Análise de Perfil.

 

 

 

 

Lido 128 vezes Última modificação em Quarta, 13 Dezembro 2017 13:36
Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional. Ver perfil profissional.

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