Domingo, 26 Julho 2015 00:00

Superando as barreiras para a mudança pessoal

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Mudança pessoal é um tema que costuma inspirar, pois nos remete ao nosso potencial criativo e ao sentido de sermos livres para fazermos nossas escolhas. Por outro lado, também nos remete às dificuldades que surgem quando tentamos mudar algo em nós e não conseguimos...

 

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia; e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

Fernando Teixeira de Andrade

 

Mudança pessoal é um tema que costuma inspirar, pois nos remete ao nosso potencial criativo e ao sentido de sermos livres para fazermos nossas escolhas. Por outro lado, também nos remete às dificuldades que surgem quando tentamos mudar algo em nós e não conseguimos...

Aqui entra o conceito de Imunidade à Mudança – quando queremos muito mudar e não conseguimos.

Tive a oportunidade de conhecer o conceito de Imunidade à Mudança, desenvolvido pelos pesquisadores Robert Keagan e Lisa Lahey, em um Workshop com o próprio Robert Keagan, onde aprendi sobre a poderosa ferramenta a ser usada para desvendar o mecanismo oculto que nos impede de mudar, mesmo quando desejamos muito uma mudança.

Mudanças adaptativas requerem desconstrução de crenças básicas bastante arraigadas em nós. Para ajudar pessoas a fazerem mudanças complicadas de serem colocadas em prática, é necessário ajudá-las a mudar seu sistema de significado.

Existe uma dinâmica oculta que previne a mudança, visando a preservação de nosso modo atual de construção de sentido. Essa dinâmica foi batizada de Imunidade à Mudança.

A partir desse conceito, é fácil compreender que existe uma diferença entre querer muito uma mudança e ser capaz de colocá-la em prática.

Inspirados nessa descoberta, Robert Keagan e Lisa Lahey desenvolveram uma ferramenta para desvendar o mecanismo oculto que impede a mudança. Cada um de nós tem o seu...

Essa ferramenta é uma plataforma de aprendizagem que:

  • ajuda a revelar o conjunto de significados ocultos que determinam o comportamento (imunidades);

  • dá suporte para que essas imunidades sejam superadas.

Quando usei essa ferramenta pela primeira vez, foi para entender meu próprio mecanismo de imunidade à mudança. Fiquei surpresa com os resultados e, por isso, optei por incluí-la em alguns processos de Coaching. Através do feedback de meus clientes, percebo o quanto essa ferramenta pode ser útil para ampliar consciência e facilitar processos de mudança. Ela é uma forma ágil de mapear o mecanismo oculto que sustenta nossos comportamentos e nos ajuda a planejar pequenas ações para disparar uma mudança.

Com o objetivo de ajudar as pessoas a ampliarem sua consciência sobre seu mecanismo de imunidade à mudança e aumentarem suas chances de mudar, surgiu nosso Workshop Superando as Barreiras para a Mudança Pessoal.

Para saber mais a este respeito, visite nosso site e nos consulte sobre próximas turmas:

http://www.mcanizares.com.br/programas-abertos/workshops/workshop-superando-as-barreiras-para-a-mudanca-pessoal

 

 

Lido 1440 vezes Última modificação em Quinta, 04 Fevereiro 2016 15:16
Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional. Ver perfil profissional.

br.linkedin.com/in/meilingcanizares

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Entre em Contato

+55 11 94154-5654

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

meilingcanizares

 

facebook.com/mcanizarescoaching

 

linkedin.com/in/meilingcanizares

Conecte-se a nós

Assine nossa newsletter e receba nossos informativos por e-mail.