Quinta, 21 Setembro 2017 17:04

Reflexões para uma vida mais integral

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Vivemos em uma sociedade que valoriza a matriz racionalista e todo o conhecimento produzido por ela - a ciência. Nesta matriz, o que não é produzido por métodos científicos não merece muito respeito nem credibilidade. Emoções? Intuição? Espiritualidade? Essas coisas pertencem ao universo das coisas de menor valor, para um defensor extremista da racionalidade.

Contudo, como negar que nossa natureza humana é constituída por um pouco de todos esses aspectos? 

A ciência não consegue dar conta de explicar todos os fenômenos e precisamos de outras formas de conhecer e entender o mundo. Como explicar cientificamente a arte? Arte vem da emoção e da intuição... Nem por isso tem menor valor que a ciência. Ciência e arte possuem valores diferentes.

Alguns estudiosos da abordagem holística ou integral defendem que, para romper com o reducionismo racionalista, devemos nos aproximar e experimentar outras formas de estar no mundo e ver as coisas: através da arte, meditação e contato com a natureza.

Essas formas não são tão estimuladas em nossa sociedade quanto o desenvolvimento do saber científico e racional, mas para uma vida mais integral, devemos buscar também desenvolver esses aspectos de nosso ser.

Então, aqui vão algumas perguntas para você refletir:

  • Qual foi a última vez que sentiu a conexão com a natureza?
  • Qual foi a última vez que se expressou através de meios que não sejam da ordem do estritamente racional e que incentivem sua criatividade? Através de música, teatro, pintura, dança ou outra arte?
  • Qual foi a última vez que meditou?
  • Qual foi a última vez que esteve envolvido em algo comunitário – voltado para o bem comum, através de prestação de serviço voluntário?

Você sente falta de alguma dessas coisas - maior contato com a natureza, com a arte, prática de meditação ou vida comunitária? Se, fazendo esse exercício de reflexão, você descobriu que suas respostas não são satisfatórias para você, então é hora de dar um primeiro passo em direção a uma vida mais integral.

Quer ler mais sobre isso? WILBER, Ken. Uma Teoria de Tudo. São Paulo. Editora Pensamento-Cultrix, 2010, 11ª. Edição.

Lido 174 vezes Última modificação em Quinta, 21 Setembro 2017 19:41
Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional. Ver perfil profissional.

br.linkedin.com/in/meilingcanizares

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Entre em Contato

+55 11 94154-5654

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

meilingcanizares

 

facebook.com/mcanizarescoaching

 

linkedin.com/in/meilingcanizares

Conecte-se a nós

Assine nossa newsletter e receba nossos informativos por e-mail.