Quarta, 05 Outubro 2016 00:00

Mensuração de resultados em programas de retenção de talentos

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

É crucial medir os resultados de curto e longo prazo com os programas de retenção. Em geral, esses programas representam investimentos em determinados colaboradores. Medir retorno sobre o investimento é necessário.

São vários os investimentos possíveis em um Programa de Retenção:

  • Planos de desenvolvimento personalizados, incluindo Coaching, Mentoring ou ainda desafios de trabalho que permitam maior exposição do profissional na estrutura organizacional local e internacional;
  • Aumentos de mérito ou promoção;
  • Investimento em educação;
  • Bônus de retenção;
  • Programas de Reconhecimento.

Ter um controle dos investimentos feitos para cada colaborador, ao longo dos anos, é uma forma de medir resultados.

O histórico de investimentos deve ser analisado e comparado com o índice de permanência dos profissionais na empresa.

Certa vez comparamos índices de rotatividade de uma empresa, nas funções de gestão e vendas: medimos o índice no grupo que estava no plano de retenção e comparamos com o índice dos demais ocupantes dessas posições. Foi constatado que o grupo em retenção tinha sido significativamente mais estável ao longo de 3 anos.

Ou seja, se bem aplicado, o programa de retenção tende a funcionar!

Lido 579 vezes Última modificação em Quarta, 05 Outubro 2016 18:11
Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional. Ver perfil profissional.

br.linkedin.com/in/meilingcanizares

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Entre em Contato

+55 11 94154-5654

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

meilingcanizares

 

facebook.com/mcanizarescoaching

 

linkedin.com/in/meilingcanizares

Conecte-se a nós

Assine nossa newsletter e receba nossos informativos por e-mail.