Sexta, 30 Janeiro 2015 00:00

Desenvolvendo seus líderes através do mentoring

Avalie este item
(0 votos)

O que uma organização pode fazer para desenvolver o talento da liderança que ela precisa para ter sucesso no futuro? Uma forma é a de contratar os melhores líderes de seus concorrentes, mas isto custa muito em termos de dinheiro e de tempo. Uma forma mais eficaz de ter os líderes talentosos, de que você precisa, é “fazer crescer seus próprios líderes”. Esta abordagem é muito mais barata e tem o bônus adicional de produzir um efeito positivo, e imediato no moral, e na produtividade de sua força de trabalho.

Por: PhD Garry McDaniel & André Hermann

Sobre os autores: 

PhD Garry McDaniel é professor do Center for Professional Training & Development da Franklin University. Autor do livro “Conflict to Cooperation”. Suas pesquisas tem como foco liderança, comportamento e desenvolvimento organizacional. 

André Hermann é consultor e sócio diretor da TDC, empresa de educação executiva e treinamento. Antes de atuar em consultoria, teve carreira executiva. 

Há mais de uma década, o Corporate Executive Board, um respeitado instituto de pesquisa, conduziu um estudo sobre mais de cem organizações de setores tais como, alta tecnologia, planos  de saúde, manufatura, e serviço sobre o tema liderança. O propósito dessa pesquisa era aprender que desafios as organizações têm na questão da capacidade da liderança. Os resultados desse estudo, ainda carregam, hoje, uma importante mensagem para os executivos:

  1. A maioria das empresas enfrenta um sério “gap de liderança” em seu corpo de executivos, tanto no número, ou qualificações de executivos habilitados disponíveis para atender aos desafios atuais ou oportunidades.
  2. A escassez de talento na liderança é uma verdadeira ameaça para a capacidade de qualquer organização, para atingir a estratégia atual, ou operações futuras.
  3. O custo da liderança inadequada se manifesta, por si só, pelo fracasso das organizações, pela postergação de lançamento de novos produtos e serviços, atrasos nas expansões, e práticas não éticas.

A pesquisa sugere que existe uma falta de líderes qualificados em uma grande quantidade de organizações

Fazendo seus Próprios Líderes Crescerem

O que uma organização pode fazer para desenvolver o talento da liderança que ela precisa para ter sucesso no futuro? Uma forma é a de contratar os melhores líderes de seus concorrentes, mas isto custa muito em termos de dinheiro e de tempo. Uma forma mais eficaz de ter os líderes talentosos, de que você precisa, é “fazer crescer seus próprios líderes”. Esta abordagem é muito mais barata e tem o bônus adicional de produzir um efeito positivo, e imediato no moral, e na produtividade de sua força de trabalho.

É provável que exista um pool pronto de estrelas disponíveis, em alta, a serem identificadas e ajeitadas para as posições de liderança dentro de sua organização. Você também ficará feliz de saber que existem também,métodos práticos e de custo benefício interessante, para desenvolver os líderes talentosos que sua organização precisa para atender os desafios atuais e futuros. Um dos métodos eficazes para um crescimento forte de líderes produtivos é o mentoring. O mentoring tem recebido uma atenção crescente no mundo dos Negócios porque pode ser implementado, rapidamente, e os Resultados podem ser dramáticos.

 O Que é Mentoring?

Mentoring envolve uma parceria entre um líder respeitado na organização e um funcionário que mostra o potencial para crescer e contribuir para o sucesso do negócio. O objetivo do processo de mentoring é assistir o funcionário a desenvolver o conhecimento e habilidades necessárias para assumir tarefas mais demandantes e importantes. O mentor deve ser uma pessoa, que seja um exemplo, um executor excepcional, e comprometido, tanto com, a organização, como com, o processo de mentoring.

Ao contrário de programas de treinamento tradicionais, o mentee (“mentorado”) não é um agente passivo neste esforço. Ao invés, o mentee assume um papel muito ativo, participando na identificação de suas necessidades de desenvolvimento, trabalhando em situações reais de trabalho, e seguindo o processo em cima de ações previamente acordadas.A organização e o gestor do mentee também tem papeis chave no fornecimento do apoio necessário para capacitar o mentee para aprender e crescer. É importante que o gestor esteja, ativamente envolvido e informado sobre as atividades, planos e aprendizagem do mentee e, desta forma, possa também contribuir para desenvolver seu colaborador no dia-a-dia do trabalho.

Os Benefícios do Mentoring

Um relacionamento de mentoring é motivador, e desafiador, tanto para o mentor, como, para o mentee, na medida em que ele cria a base para os líderes existentes, para compartilhar sua sabedoria e experiência em áreas tais como, entendimento organizacional, estratégia, operações e conhecimento profissional. O mentoring pode, também ser motivador para outros funcionários, que testemunham o potencial de movimentação lateral e vertical dentro de suas organizações. Abaixo citamos alguns dos benefícios tangíveis da implantação de um processo de mentoring.

As organizações se beneficiam do programa de mentoring, por meio de:

  • Melhoria de desempenho e produtividade, tanto de mentores como de mentees.
  • Melhoria do clima organizacional e engajamento com metas e valores.
  • Melhoria na seleção e desenvolvimento de líderes emergentes.
  • Oportunidades para gerentes e profissionais que tenham alcançado um nível para continuar a crescer e serem desafiados.
  • Redução do nível de turnover

Mentores, também, relatam benefícios significativos:

  • Mentoring constrói a reputação do mentor como um exemplo e líder dentro da organização.
  • Através do contato com os mentes, os mentores podem rever suas formas estabelecidas de trabalho e sua compreensão da organização.
  • Mentees ajudam o mentor com tarefas e problemas maiores.

O beneficiário chave do processo de mentoring é obviamente o mentee. Eles relatam que esta experiência fornece benefícios significativos para seu crescimento e desenvolvimento, incluindo:

  • A oportunidade de expandir seus conhecimentos e compreensão sobre aspectos estratégicos, técnicos, financeiros e interpessoais da organização.
  • A chance de aprender a “pensar como um executivo”.
  • Aumento do moral a da lealdade organizacional.  
  • A oportunidade de conhecer e fazer reuniões com executivos seniores.

Mentoring nas Épocas Boas e Ruins

Uma vantagem do mentoring é que pode ser implantado em qualquer ambiente organizacional ou clima nos negócios. Por exemplo, se sua organização está passando ou esperando passar por um crescimento rápido, é recomendável agir agora para desenvolver a liderança que você precisa no futuro. Num momento de economia mais fraca, o mentoring pode ajudar você a reduzir o turnover entre os funcionários chave, oferecendo-lhes a chance de novos desafios e crescimento profissional.

Em um ambiente altamente instável ou competitivo, o mentoring pode assegurar que sua organização tenha os talentos necessários para lidar com a incerteza e manter os funcionários motivados.  Se os resultados obtidos pelo Corporate Executive Board, citado no início deste artigo, lhe parecem familiares, então o mentoring pode ser o processo que você precisa para desenvolver seus futures talentos e assegurar crescimento continuado neste ambiente de negócios dinâmico e turbulento.

Lido 3864 vezes Última modificação em Quinta, 04 Fevereiro 2016 14:54
Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional. Ver perfil profissional.

br.linkedin.com/in/meilingcanizares

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Entre em Contato

+55 11 94154-5654

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

meilingcanizares

 

facebook.com/mcanizarescoaching

 

linkedin.com/in/meilingcanizares

Conecte-se a nós

Assine nossa newsletter e receba nossos informativos por e-mail.