Segunda, 24 Julho 2017 16:29

Como você se coloca no mundo

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Você já parou para pensar que o padrão competitivo de interação é o que está em vigor em nossa sociedade? Nossa mente é estimulada a pensar de acordo com padrões competitivos o tempo todo. Somos estimulados para a comparação, para ser mais e ter mais do que o outro... A competição não é necessariamente ruim, mas há circunstâncias em que não faz sentido.

Se paramos para observar, podemos ver que existem basicamente três padrões possíveis de serem aplicados nas interações: omissão, competição e cooperação. Nenhum pode ser considerado certo ou errado, sem que se considere o contexto em que se situam.

Omissão ocorre quando uma pessoa não se coloca, preferindo não se envolver na situação apresentada.

Em situações em que não se domina um assunto e não se sente preparado para opinar, a omissão pode ser favorável. Em situações em que seria necessário opinar e mostrar seu posicionamento, a omissão pode comprometer sua credibilidade e seu poder de influência. Dependendo de sua posição no ambiente corporativo, você pode usar de omissão com maior ou menor frequência. É esperado, por exemplo, que executivos apresentem e defendam suas ideias. Perder oportunidades de se expor pode implicar em falta de projeção na empresa e dificuldade de obter promoções para cargos de liderança.

Cooperação ocorre quando uma pessoa se coloca na posição de construir junto com outras, de colaborar, de formar parcerias visando a realização de um objetivo em comum.

Na cooperação, assume-se que o sucesso pode ser compartilhado e, por isso mesmo, ela é um ótimo estimulante para o trabalho em equipe e realizações complexas, que exigem envolvimento de várias pessoas. As organizações já perceberam que estimular a cooperação internamente pode gerar vantagem competitiva, pois muitas pesquisas mostram que há uma correlação entre ambientes mais cooperativos e maior satisfação no trabalho.

Competição ocorre quando o sucesso de um terá de significar o fracasso de outros.

Em situações assim, pressupõe-se que há adversários e que, para um sair ganhando, haverá perdedores. Podem existir situações nas empresas onde a competição seja positiva, e faça sentido, como por exemplo, o incentivo à meritocracia e à diferenciação de desempenho. Porém, a competição no ambiente organizacional deve ser moderada, caso contrário poderá comprometer a capacidade de trabalho em equipe no longo prazo e gerar um ambiente desmotivador e hostil, o que, em última instância, pode acarretar alta rotatividade.

Todos nós possuímos a tendência de nos posicionar preferencialmente através de um dos modos relatados acima e isso reflete nossas crenças e valores sobre nós mesmos e o mundo que nos cerca. Você já identificou qual seu modo preferido ou natural? Desafiamos você a questionar quando ele funciona muito bem e quando não é o melhor.  

Acreditamos que as pessoas mais eficazes nas empresas sabem adotar os três modos de forma adequada, dependendo da situação que se apresenta. A rigidez de posicionamento – colocar-se da mesma forma em todas as situações – talvez seja o pior perigo de um profissional que deseja ser bem sucedido. Por isso, observe como você se coloca e questione se a maneira usada é a mais apropriada à situação que se apresenta. Peça feedback aos colegas ou gestores. Conhecer a si mesmo e realizar pequenos ajustes em seu posicionamento pode ser um passo importante para seu sucesso profissional e pessoal.

Ficou interessado em saber mais sobre si mesmo e suas tendências de comportamento? Faça uma análise de perfil!

Saiba mais em:

http://www.mcanizares.com.br/assessment

 

 

Lido 191 vezes Última modificação em Segunda, 24 Julho 2017 17:04
Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional. Ver perfil profissional.

br.linkedin.com/in/meilingcanizares

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Entre em Contato

+55 11 94154-5654

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

meilingcanizares

 

facebook.com/mcanizarescoaching

 

linkedin.com/in/meilingcanizares

Conecte-se a nós

Assine nossa newsletter e receba nossos informativos por e-mail.