Quinta, 14 Janeiro 2016 00:00

Otimizando resultados de desenvolvimento em tempos de crise

Escrito por
Avalie este item
(1 Voto)

Sabemos que, em momentos de crise, as empresas tendem a cortar investimentos em desenvolvimento de pessoas. Contudo, parar de investir, devido à crise, pode representar uma perda de competitividade no longo prazo.

 

Por isso, em épocas de crise, investir bem, com foco nas prioridades certas e com ações efetivas é a melhor decisão.

Definindo as prioridades

É necessário avaliar muito bem as prioridades estratégicas da empresa e direcionar os investimentos para áreas críticas para o sucesso organizacional.

Para definir as prioridades, recomendamos responder as seguintes perguntas:

  • Quais áreas ou profissionais da empresa precisam de maior atenção em desenvolvimento, neste momento, para que os resultados sejam alcançados?
  • Quais competências precisam ser lapidadas para que os resultados sejam obtidos?

Essas perguntas ajudarão você a definir seu foco para investir em desenvolvimento, na medida certa – sem gastar muito, mas também sem cortes radicais, que possam prejudicar o futuro da empresa.

A escolha de fornecedores

Outra maneira de otimizar seu investimento é escolher fornecedores que ofereçam boa qualidade e preços competitivos. Nem sempre os maiores preços garantem resultados melhores. Uma dica importante é conhecer pessoalmente o profissional que conduzirá a iniciativa de desenvolvimento, mesmo que o fornecedor já seja validado.

Retorno sobre investimento

Definir como medir o retorno daquele investimento é uma boa prática, que lhe permitirá mostrar à empresa que o dinheiro foi bem empregado. Esse indicador pode ser definido em conjunto com a área cliente. Não precisa ser quantitativo apenas, pode incluir medições qualitativas. De qualquer forma, deve se remeter ao objetivo principal da iniciativa e ser capaz de avaliar em que medida a ação trouxe resultados observáveis.

A abordagem mais efetiva

Algumas iniciativas de desenvolvimento são mais caras do que outras, porém são mais efetivas.

Exemplo clássico é o Coaching, que custa mais do que um treinamento – se compararmos valores per capita – mas que pode ser muito mais efetivo para auxiliar em alguns processos de aprendizagem específicos, que requeiram mudanças profundas de crenças e revisão de valores.

Explorando outras alternativas de desenvolvimento

Treinamento é importante, mas não é a única forma de propiciar desenvolvimento profissional. Já mencionamos o Coaching, mas existem muitas outras.

Um bom exemplo de uma abordagem que pode ser bastante motivadora e útil para estimular aprendizagem na organização, sem muito investimento, é o Programa de Mentoring, com mentores internos.

Outra alternativa de desenvolvimento que costuma ser valorizada pelos colaboradores é ter a oportunidade de atuar em projetos especiais, para desenvolver habilidades normalmente não requeridas em suas tarefas cotidianas e poder aprender com outros profissionais da equipe.

Em tempos de crise, não faltam alternativas para promover o desenvolvimento, se o RH é criativo e a empresa consciente da importância do fator pessoas para o sucesso do seu negócio.

 

A M’Canizares pode auxiliar na definição das abordagens que otimizam a relação custo-benefício em desenvolvimento de pessoas. Também pode desenhar programas de treinamentos e mentoring para sua empresa, além de oferecer coaching individual e em grupo.

Para saber mais, clique no link abaixo:

http://www.mcanizares.com.br/servicos/para-sua-empresa

 

 

 

 

Lido 995 vezes Última modificação em Quinta, 04 Fevereiro 2016 15:11
Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional. Ver perfil profissional.

br.linkedin.com/in/meilingcanizares

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Entre em Contato

+55 11 94154-5654

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

meilingcanizares

 

facebook.com/mcanizarescoaching

 

linkedin.com/in/meilingcanizares

Conecte-se a nós

Assine nossa newsletter e receba nossos informativos por e-mail.